12/05/2012 09:00

400 pessoas foram atendidas em Feira da Saúde

Uma Feira da Saúde foi realizada sábado, dia 12, na Paróquia Santa Rosa de Lima, em Jardim América. O evento foi organizado pela Pastoral da Caridade Social em parceria com colaboradores individuais e diversas instituições, inclusive a Associação Juntos Podemos Crescer. O evento foi uma oportunidade para os moradores do bairro e proximidades terem acesso a diversos serviços, que geralmente não conseguem com facilidade. Diversos voluntários e grupos trabalharam para que os serviços fossem um sucesso e teve uma média de 400 pessoas atendidas.

O JPC ficou responsável pela assessoria jurídica, que teve a dra. Flávia Chagas como responsável por dar as orientações necessárias e tirar dúvidas da população. A advogada ofereceu serviços de consultoria jurídica nas seguintes áreas: cível, defesa do consumidor, contratos, danos morais, família, trabalhista, previdenciário, imobiliário e juizados especiais. Quem precisava tirar segunda via de documentos também pôde contar com o serviço, que foi oferecido pela Fundação Leão XIII. Um polo de assistência social foi montado pelo CRAS Anilva Dutra Mendes para dar consultoria sobre os programas assistenciais do goveno (Cadastro Único e Bolsa Família), INSS, Rio Simples, Programa Minha Casa Minha Vida e Defensoria Pública.

Diversas palestras também foram oferecidas para melhor esclarecimento sobre assuntos de interesse da população, como diabetes, hipertensão e orientação dentária. A nutricionista Nara Araújo deu orientações alimentares e verificou peso das pessoas que participaram da feira. Na área da saúde ainda tiveram os seguintes serviços: aplicação de flúor para crianças, oferecido pela equipe de odontologia do Posto de Saúde Dr. Nagib Jorge Farah e Dra. Cristina Perdigão ; limpeza de ouvido, realizada pela Pastoral da Criança e pela Sala da Natureza; teste de glicose, também feito pela Sala da Natureza; e verificação de pressão arterial, realizada pela Farmácia Santa Rosa.

A Associação Juntos Podemos Crescer é grata a todos os envolvidos, que foram importantes para esse momento. São eles: o Cantinho de São Francisco, brechó que acontece no terceiro sábado de cada mês, que ficou responsável pela recepção; o Programa Sorriso Saudável Futuro Brilhante da Colgate, que doou kits para aplicação de flúor; a Drogaria Farta, que colaborou com o transporte dos kits; Padaria R17 e o CRAS Anilva Dutra Mendes, que contribuíram com o lanche; Pastoral da Criança, que distribuiu sucos, bolos e geleias feitos com cascas de frutas e legumes; e Gustavo Kelly, que confeccionou os cartazes de divulgação do evento.

Associação Juntos Podemos Crescer

Rio de Janeiro