12/04/2012 20:00

Alimentação e saúde foi tema da palestra mensal oferecida para a comunidade

Na última quinta, dia 12 de abril, a nutricionista clínica do Hospital Municipal Ronaldo Gasolla, Nara Araújo, ofereceu uma palestra para a comunidade com o tema 'Alimentação e saúde', visando o direito à informação e o bem-estar da população. O evento foi organizado pela Pastoral da Caridade Social, da Matriz Santa Rosa de Lima, em parceria com a Associação Juntos Podemos Crescer.

Nara explicou que a alimentação ruim colabora para o alto índice de obesidade, hipertensão e diabetes tanto em adultos como em crianças. Esses dados mostram que a prevenção com mudança no hábito alimentar é a melhor opção. Pós-graduada em nutrição clínica e estética, ela sugere que para ajudar nesse processo, as pessoas introduzam a sua rotina o aumento de consumo dos alimentos ricos em fibras e suco de frutas naturais e a redução de refrigerantes, doces e produtos industrializados, pois estes contém uma quantidade mais de sal que serve como conservante. A nutricionista disponibilizou ainda duas receitas para quem quer começar a melhorar seus hábitos (leia no final da matéria).

Após a palestra, as pessoas presentes participaram, fazendo perguntas para esclarecer as dúvidas que ainda tinham sobre o assunto. A nutricionista disponibilizou seus contatos - email (araujo.nara@gmail.com) e Facebook (https://www.facebook.com/NaraAraujoNutricionista) - para quem precisasse de uma consulta mais específica.

Anote na agenda, pois toda segunda 5ª feira do mês, na Matriz Santa Rosa de Lima, às 20h, será oferecida para a população uma palestra com temas diversos. As próximas serão 'Acumpuntura sem pré-conceitos!' com o dr. André Pinhola (10/05), 'O poder da autoestima para uma melhor qualidade de vida' com a irmã e psicóloga Patrícia Barbosa Rodrigues (14/06) e 'A importância da atividade física como fator de prevenção a enfermidades' com o fisioterapeuta Felipe Oliveira.

Confira abaixo duas receitas para começar a sua reeducação alimentar:

Substituição do sal

Ingredientes
1 colher de sopa de manjericão
1 colher de sopa rasa de salsa
1 colher de sopa de orégano
½ colher de sopa de tomilho

Modo de preparo
Todos secos, só misturar e guardar em pote fechado em temperatura ambiente pode-se adicionar a molhos e carnes durante o cozimento ou sobre os pratos depois de prontos.
* Para cada porção de ervas pode-se usar 1/2 de sal.

Molho de Iogurte Light com Hortelã

Ingredientes
1 pote de iogurte desnatado
1 colher (sopa) de hortelã fresca picada
1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino
1 colher (sobremesa) de suco de limão
1 colher (chá) de azeite
Sal a gosto
Água (suficiente para diluir)

Modo de Preparo
Misture bem todos os ingredientes e acrescente a água no final, para tornar a consistência mais diluída.

Associação Juntos Podemos Crescer

Rio de Janeiro

Palestra com o tema 'Alimentação e saúde'

/album/palestra-%27alimenta%c3%a7%c3%a3o-e-saude%27/sam-5651-jpg/