02/06/2012 08:00

Grupo produtivo de artesanato marca presença no Green Nation Fest

O grupo produtivo de artesanato da Associação Juntos Podemos Crescer (JPC) esteve presente na quarta edição do Recicla Rio, que aconteceu no sábado, dia 2, e este ano fez parte da programação do Green Nation Fest, na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão. As artesãs levaram seus produtos para venda e exposição a convite do coordenador de eventos de reciclagem da Cootrabom, Luiz Carlos Santiago.

Em comemoração ao Dia do Meio Ambiente – celebrado mundialmente no dia 5 de junho – a SuperVia em parceria com a rede de cooperativas Recicla Rio realizou o evento que unia consciência ambiental e ações sociais, com o objetivo de incentivar a população a adotar práticas que contribuem com a preservação do meio ambiente. Entre as cooperativas presentes estavam Cootrabom, Cootramub, CoopCal, CoopQuitungo, Coop São Vicente e Copama.

Nesse clima de sustentabilidade, o JPC levou ao público um artesanato consciente elaborado com base na reciclagem. Jornais se transformaram em lindos colares e bolsas, garrafas PET em portas-tempero com formato de uma simpática galinha e embalagens de leite tetra pak em caixas de chás. Além do reaproveitamento de materiais nas peças produzidas, a instituição prioriza a reciclagem pessoal para as artesãs, com o renascimento para uma vida mais ativa e produtiva.

A programação do evento foi bem variada e teve palestras, apresentações de dança, teatro, desfile e até escola de samba. Atividades como técnicas de reciclagem e descarte correto do lixo, serviços de saúde, estética, lazer, utilidade pública e entretenimento também estavam disponíveis para os visitantes. A novidade foi a Estação Reciclagem, um ponto de coleta no qual as pessoas poderão trocar produtos reaproveitáveis, como embalagens plásticas, garrafas PET, papelão e alumínio, por brindes ecologicamente corretos.

O Green Nation Fest é um festival interativo e sensorial que estimula o público visitante a agir por um mundo mais sustentável. O evento trata de questões ambientais de maneira descontraída, usando cinema, educação, esporte e moda para abordar o assunto. Com entrada gratuita, a visitação pode ser feita das 8h às 17h até o dia 7 de junho, na Quinta da Boa Vista. Para chegar lá o acesso é fácil, além de ônibus de diversas localidades também é possível utilizar trem ou metrô.

IV Recicla Rio - Green Nation Fest