19/06/2012 15:00

Inspirado no Rio+20, JPC promove coquetel sustentável

Aproveitando que a sustentabilidade é o assunto do momento, devido aos eventos Rio+20 que começou semana passada, a Associação Juntos Podemos Crescer (JPC) ofereceu, no dia 19, um minicoquetel de gastronomia sustentável para cerca de 30 convidados no polo de cursos da instituição, que fica na Comunidade de São João Evangelista, espaço cedido pela igreja católica do bairro.

Antes de a degustação começar, a coordenadora de cursos e projetos Alice Santos explicou sobre os trabalhos da associação para quem ainda não conhecia os projetos realizados e apresentou a professora voluntária do curso, Josepha Conceição. Após esse breve momento, todos puderam saborear e confraternizar.

No cardápio do evento tinha geleia de casca de banana, doce da casca de maracujá, tortas salgadas de frango com espinafre, sucos naturais, além de outras coisas. Esses pratos e muitos outros serão ensinados no curso de reaproveitamento de cascas de frutas e legumes, que começará na próxima terça, 26. O objetivo do curso é mostrar que tudo pode ser aproveitado em receitas que além de saudáveis são econômicas.

Carmem Heloisa de Aguiar Medeiros, moradora de Anchieta, foi prestigiar o evento e vai voltar para fazer o curso, pois no seu bairro não tem iniciativas como esta. Além de aprovar todos os pratos e bebidas – “Muito gostoso mesmo” – ela ressaltou que as receitas podem beneficiar àqueles que não têm condições financeiras para variar na hora de cozinhar.

– São coisas naturais e econômicas. Então, para a pessoa que tem uma situação econômica baixa e não pode comprar coisas caras é ótimo. Uma excelente iniciativa – disse.

Outra futura aluna do curso, Maria Goreth, que frequenta a igreja Pentecostal de Jardim América e já conhecia o trabalho realizado pelo JPC, gostou do evento promovido e viu nele um incentivo para a comunidade do bairro.

– Precisamos ter essas coisas porque aqui é uma área carente e isso é uma coisa que muita gente não conhece – afirmou.

Além da sustentabilidade alimentar, que pôde ser degustada pelos convidados, outro ‘trabalho verde’ estava presente. O grupo produtivo de artesanato – formado por mulheres que não conseguiram retornar ao mercado de trabalho formal ou estão aposentadas – mostrou a sua arte na pequena exposição montada no local. Artesanatos feitos com garrafa pet, caixas de leite, jornal e revistas agradaram bastante as pessoas.

Quem se interessar em fazer parte dos cursos oferecidos, acesse a página de cursos para saber informações sobre dias e horários.

Coquetel - Gastronomia Sustentável

/album/coquetel-de-gastronomia-sustentavel/a100-3135-jpg/